sexta-feira, 4 de junho de 2010

Minha visão de EAD - o que mudou?

Boa tarde! Nessa postagem, irei contar o que mudou na minha visão de educação à distância, comparado com  o que pensava antes de cursar a disciplina.

Em verdade, pouca coisa mudou; foi muito mais um acréscimo. Eu no começo acreditava que o sistema de EAD se adequaria perfeitamente a um aluno que trabalha, cuida da família e não dispõe de muito tempo para estudar. De fato o sistema é bastante eficaz para esse tipo de aluno, mas aprendi que estudar à distância demanda praticamente tanta dedicação e disciplina quanto os cursos presenciais. A diferença é que estudando por computador, correspondência, etc., é o aluno quem faz seus próprios horários, sendo um meio mais flexível. Engana-se quem acredita que não precisará recorrer frequentemente aos materiais didáticos e se atualizar; o trabalho deve ser igualmente constante.

Antes da disciplina eu tinha uma vaga noção das ferramentas de criação de cursos online e de material didático. A matéria ampliou muito meu conhecimento a esse respeito. 

Eu tenho bastante vontade de realizar trabalhos com tutoria e com design instrucional, e a disciplina ministrada pelo professor Fábio Maia certamente acrescentou bastante aos conhecimentos adquiridos ao longo desta pós-graduação.

Nenhum comentário: